Está vai ser uma matéria para matar a curiosidade e de quebra nos passar um grande sermão.
Par explicar isso temos que ir desde o começo, isso mesmo jardim do éden Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher (porem não os únicos) e o primeiro casamentos os descendentes da primeira família e por ai vai, a bíblia deixa claro que criou varias famílias mas nem tantas quanto temos hoje.
Logo então vemos que as famílias mais próximas se cruzaram e misturam suas linhagens sanguíneas e assim todos se tornavam parentes. Não demorou muito e os indivíduos da época poderiam dizer que era parentes de todo mundo por ai.
Agora você deve estar pensando e o que isso tem a ver?
Tem a ver que na época quem era de uma família tinha de honra-la e ampara-la por costume, e bom costume diga-se de passagem, pode-se perceber que a muitos ditados dessa época e fica claro esse tipo de amor reciproco entre os indivíduos como por exemplo:
“sangue do meu sangue carne da minha carne” Para indivíduos extremamente próximos da família como pai e filho esposo esposa etc..
“ Povo de Israel” para tratar-se ao coletivo.
Esse tratamento e amparo resistiu ao passar dos milênios e até hoje eles se consideram como um só povo uma só família, quando precisa de abrigo outro judeu fornece, quando um judeu precisa de emprego outro judeu emprega ..
E é assim ajudando uns aos outros sem segregações entre si que eles prosperam.
1 Pedro 3:9 não retribuindo mal com mal, tampouco ofensa com ofensa; ao contrário, abençoai; porquanto, foi justamente para esse propósito que fostes convocados, a fim de também receberdes bênção como herança.
Provérbios 13:21 A infelicidade persegue os pecadores, mas a prosperidade é a recompensa dos sábios.
E isso é uma vergonha quando comparamos aos cristões pois mesmo o mestre e exemplo sendo Jesus o homem que mais pregou o bem, a paz a bondade e nos ensinou que o certo é tratar o próximo como a nós mesmo, só fazer ele o que gostaríamos de se feito a nós e ama-los como a nós mesmo. Mesmo assim o que vemos é que muitos cristões não amparam nem os parentescos mais próximos.
Ou tem muito cristão que se odeia ou a maioria é egoísta e mesquinho infelizmente.
Devo também deixar claro aqui, mesmo que muitos sejam egoístas não devemos tratar o mal com mal.
1 Pedro 3:9 Não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.
Provérbios 17:13 Quanto àquele que torna mal por bem, não se apartará o mal da sua casa.
Mas se Você é um cristão que segue as leis de Jesus e ajuda a tua família e mais próximos pode ficar tranquilo, só a prosperidade para você.